Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


O ministro da Saúde, Correia de Campos, apresentou ontem em Évora aquilo que classifica como “um aum


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Bravo33



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 19 Jun 2006
Mensagens: 1260
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qui Jan 25, 2007 8:34 am    Assunto:
O ministro da Saúde, Correia de Campos, apresentou ontem em Évora aquilo que classifica como “um aum
    Responder com Citação

Uma das unidades ficará em Odemira, concelho onde ocorreram os mais recentes casos de morte após várias horas de espera até à chegada dos meios médicos de emergência (ver caixa). As novas unidades serão instaladas em Moura, Castro Verde e Serpa, no Baixo Alentejo, e em Estremoz e Elvas, nos distritos de Évora e Portalegre respectivamente.

A diferença entre este tipo de meio de socorro e uma VMER é que não necessita de ser tripulada por médicos. Serão operadas por enfermeiros com o curso do INEM e técnicos de ambulância de emergência. O seu funcionamento depende directamente de ordem do INEM.

De acordo com o ministro Correia de Campos, estas novas unidades estarão a funcionar em pleno durante o primeiro semestre de 2007. Ficarão instaladas nas Unidades Básicas de Saúde dos concelhos contemplados.

MEIOS SÓ EM MARÇO

As viaturas ontem anunciadas para os hospitais de Évora e Portalegre entram em funcionamento a 6 de Março e já faziam parte do plano inicial de distribuição de veículos de urgência.

O anúncio de novos meios aconteceu num encontro do membro do Governo com autarcas, bombeiros e membros dos serviços de saúde do Alentejo. “Não cobriremos todas as necessidades com estas novas medidasâ€, disse o ministro, acrescentando que estes são os casos “mais prioritários após uma avaliação.

Nesta fase ficam de fora concelhos como Mértola e Ourique, situações a serem avaliadas de futuro.

De acordo com o responsável, duas redes semelhantes de unidades básicas de suporte intermédio serão instaladas na Beira Interior e no Nordeste Transmontano. À semelhança do Alentejo, tais regiões também sofrem de problemas nesta área.

Em comunicado datado de 17 de Janeiro, após o primeiro dos casos mortais de Odemira, o Ministério da Saúde já havia anunciado a criação de Serviços de Urgência Básicos (SUB) para quatro concelhos do Baixo Alentejo – Moura, Castro Verde, Odemira e Serpa. Estas unidades necessitam de dez médicos e outros tantos enfermeiros para um funcionamento de 24 horas por dia.

“Não é a falta de meios que nos preocupa mas sim a falta de médicos. Esta é também uma das nossas prioridadesâ€, disse Correia de Campos durante a conferência de imprensa em que anunciou o reforço das unidades de urgência da região.

MINISTRO "ORGULHOSO"

Há poucos dias, o ministro da Saúde, Correia de Campos, afirmou-se “orgulhoso†pela decisão de não instaurar um inquérito ao acidente em Odemira, que vitimou António Oliveira – esperou mais de seis horas por socorro – e manifestou confiança no atendimento prestado pelos serviços de emergência.

Apesar das fortes críticas que Correia de Campos recebeu da Comissão Parlamentar de Saúde, disse estar convencido de que foram tomadas as medidas mais adequadas. Quando proferiu estas declarações, o ministro encontrava-se numas jornadas onde estavam presentes médicos. Dirigindo-se a esses profissionais disse: “Contem comigo para vos defender, mas não para utilizações demagógicas.â€

DUAS MORTES EM MENOS DE 15 DIAS

Duas mortes recentes em Odemira colocaram em causa a emergência médica. António Oliveira, 54 anos, foi atropelado por um automóvel quando seguia de bicicleta. Depois de accionados os meios de socorro passaram mais de seis horas até que desse entrada no Hospital de Santa Maria. Durante esse período foi transportado pelos bombeiros para o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Odemira. O seu estado piorou e foi chamado o helicóptero do INEM. António Oliveira não resistiu à gravidade da situação.

Outro caso dramático ocorreu em menos de duas semanas. Fernando Santos, 57 anos, estava a pescar na Zambujeira do Mar quando sentiu uma dor forte no peito, que indiciava um ataque cardíaco. Companheiros alertaram os meios de emergência, que o transportaram para o Centro de Saúde de Odemira. Os esforços clínicos não puderam salvá-lo, que morreu quatro horas mais tarde.

APONTAMENTOS

VMER

O concelho de Odemira é abrangido pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja. Quando necessária, demora pelo menos uma hora a percorrer a distância entre as duas localidades.

MAIS VIATURAS

De momento, apenas uma VMER funciona no Alentejo, no Hospital de Beja. Em Março, entram ao serviço duas viaturas semelhantes nos hospitais de Évora e Portalegre.

MÉDICOS

O ministério aumentou as vagas nos internatos para médicos de família de 11 para 20%. A falta de médicos de família afecta todo o território nacional.


fonte: correio da manhã
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=228762&idselect=10&idCanal=10&p=200
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: 0112- Mealhada

MensagemColocada: Qui Jan 25, 2007 8:34 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2961s ][ Queries: 25 (0.1393s) ][ Debug on ]