Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Labaredas invadem aldeia em pânico


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
mjoaoc



Sexo: Sexo:Feminino
Registrado em: 19 Set 2006
Mensagens: 405
Local/Origem: Matosinhos

MensagemColocada: Sáb Ago 28, 2010 9:43 am    Assunto:
Labaredas invadem aldeia em pânico
    Responder com Citação

José Joaquim Rita, 94 anos, é o homem mais velho de Pailobo, em Almeida. Na noite de quarta-feira, teve de fugir com os outros habitantes para escapar ao fogo. Para trás ficaram as labaredas a consumir a capela e arrecadações agrícolas da aldeia. Este incêndio só foi dominado ontem à tarde e contribuiu para os mais de cem mil hectares já destruídos neste ano.
"Tivemos de fugir para o fogo não nos apanhar a nós também", diz José Rita. Com ele foram as outras quatro pessoas que habitam Pailobo. O morador mais novo tem 57 anos e os restantes idades a rondar os 80.

"Os bombeiros não estavam à espera que o fogo avançasse tão depressa e ficámos aqui desprotegidos", lamenta Carlos Morgado, que tinha acabado de chegar de Coimbra para passar uns dias na aldeia. Há 13 anos, combateu ali outro incêndio, mas como bombeiro. Agora ajudou na retirada dos idosos. "Foi uma aflição que não se pode imaginar."
A capela de Santo Antão ardeu. "Foi uma perda muito grande porque era uma capela muito antiga", diz Isabel Morgado. "Esperamos não passar tão cedo por tão grande pesadelo", acrescenta.
Rui Teixeira teve um "prejuízo grande" em lenha que tinha para vender e José Rita nem sabe o quanto perdeu: "Daqui da aldeia até ao rio, as terras são todas minhas e ficou tudo queimado. Fiquei sem as nogueiras, as cerejeiras e as figueiras. O fogo destruiu tudo, até o forno. Nunca se viu por aqui um fogo como este. Os prejuízos são de centenas de contos.".
Até às 20h00 tinham deflagrado 65 incêndios e quatro mantinham--se activos. Os distritos de Vila Real e de Bragança, além do da Guarda – com o fogo de Almeida – foram os mais atingidos.
Desde Janeiro as chamas destruíram uma área superior à do ano passado. E também já arderam mais parques naturais .

PARQUES COM MAIS ÃREA ARDIDA

Os incêndios destruíram em Agosto pelo menos mais três mil hectares de floresta em áreas protegidas do que em todo o ano passado. Só nos parques naturais da Peneda-Gerês e da serra da Estrela já arderam este mês 13 040 hectares, contra os 10 058 registados em 2009.
Entre Janeiro e Julho último os fogos tinham queimado 186 hectares de áreas protegidas e em Agosto do ano passado arderam menos de 916 hectares.
Em termos globais, segundo o Sistema Europeu de Fogos Florestais, que contabiliza a destruição de floresta, mato e áreas agrícolas, arderam em Portugal, até ontem, mais de 100 500 hectares, muito acima dos valores registados nos últimos quatro anos (86 674 hectares em 2009).
Quanto às áreas protegidas, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) explicou ontem que só este mês arderam 8162 hectares do Parque da Peneda-Gerês, 11,7 por cento da sua área. A mata do Cabril desapareceu quase na totalidade. Na serra da Estrela, entre 1 e 20 deste mês, nos concelhos de Celorico da Beira, Seia, Gouveia e Guarda, as chamas consumiram 4878 hectares, o equivalente a 5,52 da área do parque natural. Quinze por cento da área ardida registou-se em zonas com maiores valores naturais.

Correio da Manhã
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Enfermeiro / Cruz Vermelha
Corpo de Bombeiro: Cruz Vermelha de Matosinhos

MensagemColocada: Sáb Ago 28, 2010 9:43 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Curso Especial Condução Profissional, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Global Positioning System (GPS), Hidráulica, equipamentos e veículos , Identificação das Causas de Incêndio, Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais, Manobras de busca e salvamento , Manobras de mangueiras, bombas, escadas, nós e ligações, Operações de extinção de incêndios em meios de transporte , Operações de extinção de incêndios florestais , Operações de extinção de incêndios urbanos e industriais , Ordem unida e protocolo , Organização dos edifícios, instalações e redes técnicas , Organização e Liderança, Organização e sistemas de comando e controlo , Práticas de Combate a Incêndios, Sistemas de Informação Geográfica / Técnicas de escoramento e desobstrução
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.3165s ][ Queries: 29 (0.1527s) ][ Debug on ]