Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Desfibrilhadores


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Informações Gerais



Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Feiticeiro



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 24 Fev 2007
Mensagens: 8

MensagemColocada: Qui Mar 06, 2008 9:47 pm    Assunto:
Desfibrilhadores
    Responder com Citação

Esta é a notícia da Rádio Fundação, Guimarães:

Guimarães vai passar a dispôr de desfibrilhadores em espaços públicos para travar morte súbita
O Rotary Clube de Guimarães vai oferecer 50 desfibrilhadores a várias instituições do concelho, numa acção que pretende ajudar a salvar vidas nos casos de morte súbita. A delegação do Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia e o Instituto Português do Ritmo Cardíaco são patrocinadores científicos desta iniciativa que vai decorrer durante os próximos dois anos.

Vitor Sanfins, cardologista e membro do Rotary, lembra que a morte súbita é geralmente provocada por arritmias cardíacas, que podem ser travadas se em 3 ou 4 minutos o desfibrilhador actuar sobre o doente. O primeiro desfibrilhador automático já foi entregues, simbolicamente, ao presidente da Câmara de Guimarães, durante as últimas Jornadas de Cardiologia, que decorreram no último fim-de-semana em Guimarães. Os 50 desfibrilhadores serão distribuídos, ao longo dos próximos dois anos, por várias instituições de acesso público. Ao mesmo tempo, o Rotary vai promover a formação de cidadãos para a utilização dos desfibrilhadores, mas Vitor Sanfins esclarece que se trata de um equipamento simples de manusear. O caso de Fehér foi o mais mediático, mas todos os meses morrem pessoas vítimas de morte súbita. Para evitar um número tão elevado de mortes, o Rotary de Guimarães dá uma ajuda com a oferta de desfibrilhadores automáticos.


Sendo eu bombeiro à relativamente pouco tempo é normal sentir um pouco de ignorância nestes assuntos, mas pelo o que me apercebo à minha volta é que o uso dos desfibrilhadores por parte dos bombeiros tem sido um bocado "restringida" por parte de alguém que acha que o uso dele deve ser da exclusiva competência médica.
No entanto associações civis, como esta de Guimarães, entendeu oferecer desfibrilhadores a instituições para que se possa salvar vidas, sendo um médico cardologista a afirmar isso. No entanto e novamente desculpem a minha ignorância, acredito que um desfibrilhador salva vidas, mas também não faz milagres.
Mas então em que é que ficamos, se os civis depois de formados podem usar o desfibrilhador automático caso a situação assim o exija sem serem incomodados por certas entidades, porque é que essas mesmas entidades continuam a embirrar com os bombeiros?
Já agora, se alguém do Rotary Clube de Guimarães ler esta mensagem que tal oferecer alguns desfibrilhadores às duas corporações do concelho de Guimarães.
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: B. V. Guimarães

MensagemColocada: Qui Mar 06, 2008 9:47 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Operador de Central
Voltar ao topo
soeiro



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 30 Dez 2006
Mensagens: 46

Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: BV Queluz

MensagemColocada: Sex Mar 07, 2008 4:00 pm    Assunto:
Desfibrilhadores
    Responder com Citação

Caro Amigo, com 50 desfibrilhadores quem os vai usar?
Em relação a utilização desde de 2000 que existe alguns corpos de Bombeiros que ja praticam a desfibrilhação, com formação adequada e aparelho adequado.

Só mais uma coisa, o caso do Feher nao vale apena comentar porque nem SBV souberam praticar,, a desfibrilhação naquela situação a chover corpo molhado..................

Um Abraço a todos..............


Bem Haja....

_________________
"Bombeiros não morrem simplesmente vão para o céu combater as chamas do Inferno"

Cursos: Salvamento e Desencarceramento, Tripulante de Ambulância de Socorro, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Práticas de Combate a Incêndios / PHTLS (PreHospital Trauma Life Suport)
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Informações Gerais Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1884s ][ Queries: 32 (0.0171s) ][ Debug on ]