Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Bombeiros acusam o Governo de implementar um sistema paralelo de ambulâncias


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias



Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Seg Out 01, 2007 10:16 pm    Assunto:
Bombeiros acusam o Governo de implementar um sistema paralelo de ambulâncias
    Responder com Citação



Bombeiros acusam o Governo de implementar um sistema paralelo de ambulâncias


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considera que o Governo está a implementar um sistema paralelo de ambulâncias como contrapartida do encerramento de serviços de atendimento ou de urgência dependentes do Ministério da Saúde.

Esta alegada rede tem sido montada sem que haja coordenação com as corporações de bombeiros da região onde as valências na área de saúde são encerradas e sem ter em conta o protocolo assinado com a LBP no respeitante ao transporte de doentes.

Estas novas ambulâncias, designadas como SIV ou Suporte Imediato de Vida, incluem na sua tripulação um enfermeiro que, para o dirigente da LBP, podia ser integrado numa das actuais ambulâncias dos bombeiros em vez de implicar o custo de um novo meio que poderá ser um duplicado relativamente aos existentes.

Para a LBP esta é uma violação do acordado entre a Liga e o Estado e indicía a intenção do Governo de acabar com os serviços prestados pelos bombeiros nesta área através da implementação de um serviço concorrente pago com dinheiros públicos.

A Liga não se opõe a que operadores privados prestem este tipo de serviços, desde que devidamente credenciados, mas manifesta-se contra a possibilidade de estes serem feitos pelo próprio Estado através de um serviço que parece uma extensão algo economicista do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Actualmente, os Bombeiros portugueses possuem cerca de 2.000 ambulâncias de emergência médica, perto de 3.500 destinadas a transporte de doentes e aproximadamente 800 viaturas de transporte, com capacidade para transportarem mais do que um doente para consultas, centros de saúde ou hospitais.

Esta estranha opção do Ministério da Saúde, onde parte das eventuais poupanças resultantes de uma política de encerramento de centros e serviços de urgência ou de atendimento seriam gastas, parece ser parte de uma estratégia comunicacional destinada a fazer esquecer o impacto do fecho de unidades de saúde, sem que do novo serviço de ambulâncias resultem significativas melhorias no atendimento e na segurança das populações.

Ao optar por um serviço próprio, com ambulâncias de um nível intermédio que não possuem as valências das Viatura Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), que incluem um médico na tripulação e equipamento especializado, está-se a introduzir um novo tipo de meios que nem sequer é complementar, em muitos casos, das ambulâncias dos bombeiros, mas que, em termos de custo, será muito superior a estas e com tendência a aproximar-se das VMER.

Faz, portanto, todo o sentido que as verbas que o Estado se propõe gastar sejam utilizados para potenciar meios existentes, como um conjunto de ambulâncias dos bombeiros, em vez de introduzir um novo sistema que, eventualmente, levantará mais um conjunto de problemas de coordenação, para além de consumir recursos que poderiam ser melhor aproveitados de outra forma.

A única justificação encontrada para esta opção, para além de uma mera acção de propaganda, será a necessidade de um maior controle sobre o sistema de socorro, algo que vem em linha com as tendências manifestadas pelo Governo no sentido de reduzir a autonomia dos mais diversos orgãos e instituições, mas que tem tido dificuldades em impor aos bombeiros dada a sua base no voluntariado e em Associações Humanitárias que dependem da vontade dos sócios.

Concluimos que, mais do que qualquer outra razão, é uma ideia centralizadora e de controle acrescido que motiva uma opção que, na actual conjuntura, seja no panorama do socorro e da emergência pré-hospitalar, seja no âmbito das finanças públicas, não só não faz sentido como entra em contradição com as opções economicistas que determinaram o encerramento de numerosos serviços dependentes do Ministério da Saúde.

Fonte Verão Verde
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Seg Out 01, 2007 10:16 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Agostinho



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 02 Fev 2007
Mensagens: 39

Posto: Cruz Vermelha
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Seg Out 01, 2007 11:49 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Uma vez que esta é uma repetição mais detalhada de uma noticia ja publicada, a minha resposta é a mesma:

Não entendo!!!????

Ainda há dias este senhor veio para a comunicação social dizer que não tinham ambulâncias suficientes e que os preços são antigos e desjustados, mesmo depois de em Julho ter acordado com o MS os novos valores a serem pagos.

Agora critica o ministério de criar equipas de ambulâncias!!!!

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2355s ][ Queries: 32 (0.0210s) ][ Debug on ]