Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Delegação Regional do Norte do INEM


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Qui Set 06, 2007 10:51 pm    Assunto:
Delegação Regional do Norte do INEM
    Responder com Citação




A Delegação Regional do Norte (DRN) do INEM foi criada em 18 de Janeiro de 1991, o mesmo ano em que entrou em funcionamento o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte. Como missão, assegura a execução das directrizes traçadas pelos serviços centrais, desenvolvendo assim o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) ao nível regional, no Norte.

A DRN abrange os Distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e ainda a metade Norte dos Distritos de Aveiro e Viseu, com uma população residente total de 3.748.730. Afectas a esta Delegação estão 11 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), 12 ambulâncias de socorro próprias, uma ambulância de Recém-Nascidos, um Helicóptero e ainda um motociclo de emergência.

A Delegação Norte tem a sua sede no Porto, na Rua Dr. Alfredo Magalhães, no nº 62, onde ocupa 5 pisos. Da DRN faz também parte um Centro de Formação que lecciona diversos cursos: Técnico de Ambulância de Socorro e as correspondentes recertificações, Desfibrilhação Automática Externa, Reanimação e Trauma para Unidades de Saúde, VMER para Médicos e Enfermeiros, Suporte Avançado de Vida, Suporte Básico de Vida, Condução de Veículos de Emergência, Fisiologia de Voo e Segurança em Heliportos, Curso de Helicóptero para Operacionais de VMER e ainda o Programa Operacional da Administração Pública. Ainda no âmbito da Formação, a Delegação tem organizado várias Visitas de Estudo de entidades ao INEM (desde Infantários a Escolas de Enfermagem) e proporcionando numerosos estágios nas suas viaturas, CODU e sub-sistemas. Para além disso tem um Protocolo de Colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, assegurando formação intensiva em Medicina de Emergência a grupos de alunos finalistas da Licenciatura em Medicina.

A DRN ainda instalações em Gaia, junto ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, afectas a armazém de material e a base de duas ambulâncias: Gaia 1 e Recém-Nascidos. Mediante protocolos de colaboração com outras entidades, a Delegação ocupa ainda espaços em instalações militares e Centros de Saúde para concretização de bases para as suas outras ambulâncias de emergência.
Actualmente, o mapa de recursos humanos da Delegação conta com: 3 Médicos (1 Director Regional, um Coordenador do Centro de Formação e um Coordenador do CODU); 8 Enfermeiros (um Coordenador das Ambulâncias de Emergência); 49 Técnicos Operadores de Telecomunicações de Emergência (1 Coordenador dos TOTE); 2 Psicólogas; 1 Engenheiro Informático; 1 Técnico de Informática; 2 Técnicos de Telecomunicações; 7 administrativos; 3 elementos da Logística e 106 Técnicos de Ambulância de Emergência. Para além disso conta ainda com a colaboração de cerca de 20 Médicos Reguladores que, em regime de prestação de serviço, asseguram a escala do CODU. É esta a equipa que garante o funcionamento da Delegação Norte.

Dos 182 elementos “internos”, 2 frequentam um Curso de Doutoramento, 1 tem o Grau de Mestre em Medicina de Catástrofe, 4 frequentam o Mestrado em Medicina de Catástrofe, 1 o Mestrado em Medicina de Emergência; 54 têm uma licenciatura; 33 frequentam o Ensino Superior; 51 têm o 12º ano de escolaridade e 40 tem entre 9º-12º ano. Estes últimos estão todos, neste momento, a frequentar um programa de Recertificação e Validação de Competências (“Novas Oportunidades”) com o objectivo de terminarem o ensino secundário. Dos 8 Enfermeiros, 4 são Especialistas (Especialidade Médico-Cirúrgica) e dois estão actualmente a terminar a Especialidade.
Para além da actividade assistencial e de formação, a Delegação Norte tem tentado desenvolver e potenciar a Actividade Cientifica. Além de numerosas palestras realizadas no País, tem ainda 6 trabalhos científicos aceites para apresentação no “Fourth Mediterranean Emergency Medicine Congress” que se realizará em Itália, em Setembro de 2007 e escreveu 7 artigos científicos

1 artigo publicado no numero de Julho da American Journal of Emergency Medicine;
1 artigo aceite para publicação no European Journal of Emergency Medicine;
1 artigo aceite para publicação no Resuscitation;
2 artigos submetidos ao European Journal of Emergency Medicine;
2 artigos submetidos ao Journal of Emergency Medicine

Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Qui Set 06, 2007 10:51 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.4391s ][ Queries: 28 (0.0571s) ][ Debug on ]