Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Motociclo de emergência - uma mais-valia no âmbito da emergência médica


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM




Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Dom Ago 05, 2007 3:13 pm    Assunto:
Motociclo de emergência - uma mais-valia no âmbito da emergência médica
    Responder com Citação

Em emergência médica, o tempo de resposta é um factor determinante no prognóstico da vítima. Existem, inclusive, documentos que atestam para um agravamento do estado clínico das vítimas, durante a chamada “hora de ponta” nas grandes cidades. No American Journal of Emergency Medicine, foi publicada uma colaboração do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que retrata a importância dos motociclos de emergência na emergência pré-hospitalar.


Muitos outros países possuem motociclos como meios de emergência pré-hospitalar, mas poucos são os trabalhos publicados que retratam a vantagem inegável desta viatura que tem, como principal razão da sua existência, a agilidade no trânsito citadino. Esta colaboração, da autoria dos Médicos Luís Manuel Cunha Ribeiro, Miguel Soares de Oliveira, Paula Egipto e da Enfermeira Isabel Costa, reflecte a actuação do motociclo de emergência a operar na cidade do Porto, com uma população residente de 1.5000.000, entre Julho de 2004 e Dezembro de 2005.


Neste período de 17 meses, analisaram-se dados como o número de activações, o motivo do pedido de socorro, a idade das vítimas, o sexo, a necessidade de outros meios de emergência no local (para além do motociclo de emergência), o tempo de chegada e se foi o primeiro a chegar ao local de ocorrência.


Os números indicam que foi o motociclo de emergência do Porto accionado por 1972 vezes, para uma maioria de vítimas do sexo masculino (51%), com uma média etária de 48 anos de idade. Os pedidos de socorro tiveram, maioritariamente, origem em doença súbita, trauma, intoxicações e suporte a outros meios no local. As principais acções consistiram na oxigenoterapia, imobilização, controle de hemorragias e Desfibrilhação Automática Externa.


Das 1972 activações, em 1217 dos casos confirmou-se a existência de dois ou mais meios de emergência e, nestes, por 767 vezes, foi o motociclo de emergência o primeiro a chegar ao local. Ou seja, em 63% das ocorrências, este veículo logrou chegar ao local em primeiro lugar, praticando um tempo médio de 4,4 minutos.


Também, do total de 1972 activações, em 18% dos casos (355 vezes) não houve necessidade de transporte ao Hospital. Os motivos: a pedido da própria vítima (63%), chamada falsa (11%), óbito (6%) e decisão médica (3%).


Accionados para situações de emergência, estes veículos estão equipados com sirenes, rotativos luminosos, rádio, telemóvel, equipamento de protecção para o tripulante, sendo o veículo capaz de transportar o material necessário de Suporte Básico de Vida (SBV), permitindo a adopção de medidas iniciais, estabilizando a vítima até que estejam reunidas as condições para um eventual transporte.


Neste documento, os resultados traduzem a experiência da utilização deste veículo na acção da emergência pré-hospitalar, que deve ser rápida e eficaz, tratando-se, sobretudo, de um projecto que procurou reduzir os tempos de resposta no socorro às vítimas. Concluindo, o motociclo na emergência pré-hospitalar, nos grandes centros urbanos e nas horas de trânsito intenso, vem revelar uma resposta eficaz em tempo reduzido em relação a outros meios, mantendo sempre a qualidade do serviço. Assim, sugere-se a sua inclusão noutras cidades, noutros serviços de emergência médica, sobretudo nos casos de risco de vida imediato, em que tempo de espera é crucial e em situações em que a necessidade de transporte não é provável, mas a prestação de socorro é necessária.

Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Dom Ago 05, 2007 3:13 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Agostinho



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 02 Fev 2007
Mensagens: 39

Posto: Cruz Vermelha
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Ter Ago 07, 2007 9:11 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Com que então um estudo para um dado adquirido em muitos países neste pequeno planeta!!!!!!


Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte
Voltar ao topo
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada
Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Ter Ago 07, 2007 10:02 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Bem vou deixar algumas fotos que vi num blog hoje



Citação:
Este veiculo é conhecido como "amb.London 10"
Nós por cá ainda só em Lisboa e Porto...



Agora umas off topic









Fonte Blog as Amarelinhas

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..

Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 6.9890s ][ Queries: 36 (6.3017s) ][ Debug on ]