Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Artigo de opinião do Governador Civil de Bragança


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Qua Jun 20, 2007 10:58 pm    Assunto:
Artigo de opinião do Governador Civil de Bragança
    Responder com Citação



A abordagem e contextualização da acção de socorro e emergência levada a efeito pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) suscita-me reflexão sobre os contextos organizativos e sistémicos da Instituição, que reputo de grande fiabilidade, de rigor e de eficiência.

A abordagem e contextualização da acção de socorro e emergência levada a efeito pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) suscita-me reflexão sobre os contextos organizativos e sistémicos da Instituição, que reputo de grande fiabilidade, de rigor e de eficiência. Todavia, a complexidade técnico-organizativa, determinante para a consecução dos objectivos e finalidades institucionais do INEM, por vezes, é objecto de críticas e reparos, mais ou menos acutilantes, e mesmo de incompreensão, por parte dos utentes e da opinião pública em geral, nomeadamente, a que decorre das operações de triagem.

Sendo a operação de triagem crucial no processo de afectação de recursos e meios, que carece de elevada tecnicidade e de recursos humanos qualificados e com elevadas competências é, por outro lado, vivida pelos utentes como momento de forte constrangimento e interpretada como perda de tempo e burocracia do sistema. Assim, neste processo, o equilíbrio dos procedimentos tendentes à concretização de uma análise objectiva, asseguram e garantem meios adequados e o êxito nas operações em curso. No entanto, é indispensável promover a difusão de informação e o manuseamento de ferramentas por parte das populações, apetrechando-as com requisitos formais, para que o processo avaliativo dos eventos comunicados não se torne doloroso e a resposta seja célere, equilibrada, eficaz e eficiente.

A resposta ao acto de triagem e respectiva tomada de decisão técnica, consentânea com cada circunstancia, poderá contar com meios e recursos variados envolvendo operações de estabilização, transporte e evacuação, ou mesmo o reencaminhamento e o envolvimento de outros agentes de protecção e socorro, compatíveis com o grau de exigência requerido. Neste contexto, fica assegurada a racionalidade de procedimentos assente em base criterial onde releva a economia, a eficácia e a eficiência de meios e de recursos, sem privação e ou minimizarão da prestação de serviços de qualidade.

Decorrente de situações concretas de emergência no distrito de Bragança, o INEM tem demonstrado capacidade de intervenção em grande escala e com índices de desempenho excelentes, na assistência directa às populações e no suporte avançado de socorro em teatro de operações, no âmbito dos incêndios florestais, aliviando, desta forma, o comando e libertando-o para acções específicas de combate. A capacidade de deslocação de equipas médicas, de enfermagem e de psicólogos, bem como de equipas de socorro em catástrofes, apoiadas ou não por hospital de campanha e a consequente intervenção no terreno, evidenciam forte operacionalidade e capacidade de assistência em todas as áreas e vertentes, sendo de salientar a articulação com os técnicos locais da área assistencial, nos sectores da segurança e solidariedade social.

Pretendo, também, deixar uma palavra de profundo reconhecimento pela acção levada a cabo pela Direcção Nacional do INEM e pelo respectivo Presidente Drº Luís Cunha Ribeiro, bem como pelo trabalho desenvolvido por todos os técnicos da Delegação Regional do Norte, na pessoa do Dr. Miguel Oliveira, que têm correspondido de forma solicita e cooperativa na busca de formulas concretas de intervenção no terreno, em articulação com o Governador Civil, nomeadamente nos casos do incêndio florestal da Burga – Macedo de Cavaleiros, enxurrada de Freixo de Espada à Cinta e, mais recentemente, no acidente ferroviário na Linha do Tua

Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Qua Jun 20, 2007 10:58 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.4790s ][ Queries: 28 (0.0797s) ][ Debug on ]