Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Régua de milésimos


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Condução TT


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qui Abr 19, 2007 11:13 pm    Assunto:
Régua de milésimos
    Responder com Citação


Um dos mais antigos e actualmente esquecidos instrumentos destinados a calcular distâncias é a régua de milésimos, assim designada devido à escala que a caracteriza.

O milésimo é o angulo segundo o qual se tem uma abertura de 1 metro a 1 quilómetro de distância e destina-se, essencialmente, a fazer estimativas de distâncias.

O resultado desta operação corresponde a dividir o círculo em 6.283 unidades, que por uma questão de facilidade de contas tende a ser arredondado para 6.400.

Uma régua de milésimos tem uma graduação nesta unidade e um cordão que se coloca em redor do pescoço do observador e que se destina a determinar a distância entre a régua e os olhos, tentando reduzir eventuais desfazamentos.

O princípio de utilização é simples e consiste em observar um objecto à distância pretendida e, com base na graduação da régua, contabilizar o número de milésimos que este ocupa na escala.

Com base no resultado obtido e na dimensão do objecto real, torna-se necessário fazer as contas de modo a que se saiba a que distância este se encontra.

Caso não se saiba a dimensão do objecto cuja distância se quer calcular, deve-se usar como referência outro, de dimensões conhecidas, a distância sensivelmente idêntica, mesmo sabendo que tal operação aumenta a potencial margem de erro.

Se, por exemplo, um automóvel que sabemos ter cerca de 4 metros de comprimento ocupar na régua o equivalente a 8 milésimos, efectuamos a operação 4.000 / 8 cujo resultado é 500, sendo esta a distância a que este estará do observador.

Noutro exemplo, se um ser humano, cuja altura média em Portugal vamos estimar em 1.70 metros, ocupar 5 milésimos, o cálculo será 1.700 / 5, ou seja, 340 metros.

Obtivemos os resultados em metros, multiplicando por 1.000 a dimensão do objecto, mas caso tal não seja feito, o valor final será expresso em quilómetros.

Logicamente, este é um método de aproximação que nos dá apenas uma estimativa, já que existirá uma margem de erro seja no número de milésimos, seja na dimensão do objecto que nos serve de referência, pelo que a possibilidade de um erro deve estar sempre presente.

No entanto, com a prática e na ausência de meios mais precisos, a régua de milésimos pode ser um auxiliar a ter em conta para os poucos que ainda conseguirem encontrar à venda um exemplar.

Fonte Verão Verde

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Qui Abr 19, 2007 11:13 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Condução TT Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2049s ][ Queries: 28 (0.0420s) ][ Debug on ]