Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Reforço causa discórdia


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias




Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Sandokam



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 06 Abr 2008
Mensagens: 220
Local/Origem: Ericeira

MensagemColocada: Qua Jan 21, 2009 2:28 pm    Assunto:
Reforço causa discórdia
    Responder com Citação

Polémica: Bombeiros do Sul na Neve e os do norte a descansar nos quartéis
"Estamos nós no quartel a tomar café e os Bombeiros de Setúbal lá em cima a trabalhar para as televisões. Isto é passar-nos um atestado de incompetência." Este foi um dos gritos de descontentamento manifestado ontem por vários homens das corporações do Tâmega e Sousa, que não gostaram de ser "substituídos" pelos reforços que a Protecção Civil colocou no IP4, na zona do Alto de Espinho.


A presença do contingente oriundo de Setúbal motivou um coro de críticas, mas que quase ninguém quis assumir. Só o comandante dos Bombeiros de Baião, José Costa, disse que manifestou o "desagrado generalizado" ao presidente da Federação Nacional de Bombeiros.

No Alto de Espinho, a poucos quilómetros de Vila Real e sem nada de especial para fazer, os homens pertencentes às corporações de Sesimbra, Seixal, Cacilhas e Barreiro, deliciavam-se a fazer bonecos e a atirar neve uns aos outros.

O contingente de 70 homens e 12 viaturas ficou sediado em Paredes. A meio da tarde de ontem, estavam no IP4, "preparados para tudo" e devidamente protegidos das baixas temperaturas 38 homens, sendo dez da Força Especial de Bombeiros.

"Só cá tinha vindo ajudar a combater fogos, agora é diferente. Em Setúbal não havia qualquer alerta e, por isso, estamos aqui para apoiar os nossos colegas em tudo o que for necessário", disse ao CM José Mendes, adjunto do comando do Seixal, manifestando desconhecimento de qualquer polémica.

Entretanto, no Parlamento, o secretário de Estado José Medeiros disse que "foram mobilizados os meios considerados adequados". Já o comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil rejeitou as críticas sobre a resposta dada à vaga de frio dos dias 8 a 11, mas admitiu que foram retiradas algumas ilações.

"Foram aprendidas algumas lições e os meios estão a ser ajustados a este tipo de problemas, cada vez mais frequentes no nosso país. Este é o quinto nevão em seis semanas", disse Gil Martins.

A verdade é que o dia de ontem, no Minho e em Trás-os-Montes, foi muito mais calmo do que o previsto. Houve apenas quatro estradas cortadas algumas horas, IP4, EN15 e EN101, e seis escolas encerradas no concelho de Baião.

15 MIL ALUNOS SEM AULAS

Quinze mil alunos dos distritos de Viseu e Guarda ficaram ontem sem aulas devido à queda de neve, que também encerrou dezenas de estradas e isolou muitas aldeias serranas. Os concelhos mais afectados foram os da Guarda, Gouveia, Seia, Fornos de Algodres, Sabugal, Tondela, Vouzela, Cinfães, Sátão, Tarouca, Castro Daire e Viseu .

O transporte dos estudantes para as escolas foi a principal preocupação dos agentes da Protecção Civil: em alguns casos, para "evitar males maiores", optou-se por cancelar as actividades escolares, antes das escolas abrirem – como aconteceu em Castro Daire. "Para não haver problemas resolveu-se deixar as crianças em casa e os autocarros nas garagens", disse Paulo Matos, comandante dos Bombeiros de Castro Daire.

No concelho de Arganil, distrito de Coimbra, a aldeia de Monte Frio registou o maior nevão dos últimos 25 anos. "A nossa preocupação foi com os idosos, mas nós ajudámo--nos uns aos outros", disse Teresa Martinho, uma das moradoras. As serras da Lousã e Açor ficaram cobertas de neve.

DISCURSO DIRECTO

"CAPACIDADE DISPONÃVEL NÃO ESGOTOU" (Duarte caldeira Pres. da Liga de Bombeiros)

Correio da Manhã – As corporações do Norte estão contra o reforço de meios?

Duarte Caldeira – Recebi manifestações de desagrado de elementos de comando de corporações de bombeiros do Norte do País contra a deslocação de bombeiros de Lisboa, uma vez que a capacidade disponível não estava esgotada nem foi esgotada. Vamos falar com a ANPC para esclarecer a situação.

– De onde surgem?

– Temos quatro reclamações dos elementos de comando de Vila Real, Porto, Guarda e Viseu a questionar se tínhamos conhecimento da transferência de um tão elevado número de bombeiros de Lisboa quando não há qualquer problema nas corporações. Estão perplexos. Não são bombeiros contra bombeiros, é apenas um pedido de esclarecimento.

– Existem agora bombeiros a mais?

– É fundamental perceber as razões que levaram à deslocação de dois grupos quando existem corporações que não foram sequer contactadas. A deslocação só faz sentido se não há capacidade de resposta no local. De certeza que esta decisão teve pressupostos operacionais e de avaliação da situação de alerta.

PORMENORES

ALERTA

A Protecção Civil accionou segunda-feira o alerta laranja em todos os distritos.

OLEIROS

Em Ãlvaro, 31 passageiros (18 crianças) foram resgatados de um autocarro devido ao gelo.

SEIA

Em Alvoco da Serra os bombeiros socorreram 65 pessoas, que viajavam em autocarros.

SERRA DA ESTRELA

As vias de acesso à Torre foram todas encerradas. Às 21h00, estavam 10 graus negativos

NOTAS

SUL: NEVE NO ALENTEJO

No Alentejo pequenas quantidades de neve caíram na região de Castro Verde e na parte Norte do distrito de Portalegre. A Protecção Civil não registou incidentes relacionados com a neve

COIMBRA: ESTRADAS CORTADAS

A queda de neve obrigou ontem à interrupção do trânsito em cinco estradas do distrito de Coimbra. Os concelhos mais afectados foram Arganil, Lousã e Pampilhosa da Serra

ALGARVE: FLOCOS EM MONCHIQUE

Ao princípio da noite de ontem caíram flocos de neve na Fóia, pico da serra de Monchique. GNR e Bombeiros estiveram de prevenção e a vigiar as estradas, devido ao piso escorregadio

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=5B8AC79B-E629-4A26-A7A5-625B0DD6160D
Voltar ao topo
Google
AdSense






Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Qua Jan 21, 2009 2:28 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte
Voltar ao topo
white_eagle



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 26 Nov 2006
Mensagens: 72
Local/Origem: Alcoitão-Cascais
Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: Bomb. São Pedro de Sintra

MensagemColocada: Qua Jan 21, 2009 2:53 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Mais uma noticia provocada pelo desnorte que reina no Comando Nacional da ANPC, muito por culpa do seu Comandante Dr.

Na semana passada a in(acção) da Protecção Civil Nacional foi criticada pelo Presidente da AsproCivil, perante as previsíveis e anunciadas condições meteorológicas adversas que o país ia enfrentar, na altura o Sr. Dr. Gil Martins veio para a comunicação social afirmar que não tinha havido qualquer descoordenação nem falta de planeamento, que o único problema a considerar tinha sido NEVAR, palavras e considerações sábias caro Dr., pergunto-lhe se foi para isso que o IPL lhe conferiu o grau de licenciado em Protecção Civil, se foi, muito mal vai o currículo académico daquela instituição no que toca e este tema.

Se pior que não ter um plano e assumir essa lacuna, é vir tentar “vender†aos Portugueses que se tem um plano, pior ainda é reagir às criticas fundamentadas não com uma acção estruturada e pensada, mas com um show mediático, como aquele que envolveu mandar meios para o Norte.

Mandar meios, o problema reside mesmo aqui, ou seja quando a AsproCivil na semana passada dizia que havia a necessidade de deslocar meios e recursos de onde eles não fariam tanta falta para os locais a norte onde se fazia sentir essa falta, não se estava a referir mandar umas quantas dezenas de homens e Veículos de Combate a Incêndios Florestais, fazer não se sabe bem o quê, quando as necessidades na realidade se prendem com o deslocamento em vias obstruídas ou parcialmente obstruídas pela NEVE.
Ora que eu saiba um VFCI, para alem do pormenor da sua tipificação estar considerado o termo 4x4, em nada o torna num meio de excelência para operar em TO com estas características, o que saiu da corporação que faço parte levou o mesmo equipamento que levou para Castelo Branco o verão passado quando estive lá em apoio ao combate a incêndios florestais, ou seja água, agulhetas, material sapador e pouco mais, o que sinceramente me desculpem, não vejo qualquer proveito operacional em deslocar meios deste tipo, já que não foi dos mesmos que se fez sentir a falta na semana passada.

Se me dissessem que tinham reunido um número considerável de ambulâncias 4x4 da CVP, Forças Armadas, e se possível dos Bombeiros, assim como meios de transporte com a mesma capacidade de deslocamento, certamente teria algum cabimento…
Se me dissessem que tinham deslocado meios da Engenharia Militar para o norte para ajudar à remoção da Neve das estradas e mantê-las limpas da mesma, teria algum cabimento…

Mas não mandaram uns quantos Bombeiros equipados de máquinas fotográficas, para o norte numa “expedição†à neve para agora ainda virem a ser apontados como um grupo de turistas que aproveitam a mesma para brincarem, certamente pouco mais que isso poderão fazer, sim porque em vez de se tornarem na SOLUÇÃO, pelos vistos tornaram-se no PROBLEMA, sinceramente não havia esta necessidade, mas como em todo neste mundo de subservientes e engraxadores, não houve alguém que levanta-se a voz contra o Sr. Dr. CONAC e as suas pouco operacionais, mas muito vistosas acções.

Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Acidentes com Matérias Perigosas, Ambiente Saúde Higiene e Segurança, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Formador de Tecnologias de Base, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Gestão Operacional, Global Positioning System (GPS), Hidráulica, equipamentos e veículos , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais, Manobras de busca e salvamento , Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Organização dos edifícios, instalações e redes técnicas , Organização e Liderança, Organização e sistemas de comando e controlo , Práticas de Combate a Incêndios, Segurança e higiene do trabalho , Sistemas de Informação Geográfica, Técnicas de escoramento e desobstrução , Técnico Analista de Segurança Contra Incêndios / Topografia Aplicada
Voltar ao topo
naja



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 04 Set 2007
Mensagens: 11
Local/Origem: Lisboa - Abrantes
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Qua Jan 21, 2009 3:18 pm    Assunto:
    Responder com Citação

whithe_eagle, não podia estar mais de acordo contigo.
Faço minhas as tuas palavras.
Mas temos que encarar a realidade..... Estamos em ano de eleições......
E..... Sigaaaaa o espetáculooooooooooooo............
Especialmente quando são os outros a ficar mal nas fotos - os bombeiros
neste caso....
pois ou muito me engano ou ainda vamos ver as cenas dos próximos capítulos.......

_________________
Dai um cavalo a quem diz a verdade,
para que possa fugir logo de seguida
"SEMPER PARATUS"
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1573s ][ Queries: 36 (0.0259s) ][ Debug on ]