INEM propõe uso de desfibrilhadores por pessoal não médico

Sexo: Sexo:Feminino
Registrado em: 12 Set 2007
Local/Origem: vieira de leiria

MensagemColocada: Qua Dez 03, 2008 2:02 pm    Assunto:
INEM propõe uso de desfibrilhadores por pessoal não médico

O Instituto Nacional de Emergência Médica apresenta, esta quarta-feira, uma proposta para permitir a uso de desfibrilhadores por pessoal não médico, assim como a colocação destes aparelhos em espaços públicos. Por enquanto, só os médicos as podem utilizar, nem sequer os bombeiros estão autorizados a fazê-lo.

O Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um aparelho pequeno, portátil e de fácil utilização. Para ter a certeza de que não há usos indevidos, o INEM considera que apenas pessoas com formação própria devem estar autorizadas a utilizá-lo.

«Tem que ser uma pessoa capaz de executar processo básico de vida e de utilizar o desfibrilhador em segurança, tem que ser responsável e com vontade de colaborar num aspecto que é tão importante para a comunidade», considera Raquel Ramos, do INEM.

Parte das 15 mil mortes por ano devido a paragem cardio-respiratória poderia ser evitada se os desfibrilhadores estivessem espalhados em vários locais, alerta ainda esta responsável, salientando que esta é uma das medidas que o INEM gostaria de ver implementada.

As propostas do INEM, que vão ser esta quarta-feira apresentada, ficarão em consulta pública durante o próximo mês.

A Liga dos Bombeiros aplaude a iniciativa e Duarte Caldeira afirma ter ficado satisfeito pelo facto do INEM ter mudado de ideias.

«Sempre defendemos que este tipo de equipamento, desde que as equipas de socorro fossem alvo de acções de formação, devia ser naturalmente utilizado nomeadamente pelos bombeiros. Durante muitos anos responsáveis do INEM alegaram que se tratava de um acto médico, felizmente há um entendimento novo e vamos trazer para Portugal o que já acontece em todos os países europeus», afirma o presidente da Liga dos Bombeiros.

Fonte: http://tsf.sapo.pt/

Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Qua Dez 03, 2008 2:02 pm    Assunto:

sergiof

Registrado em: 11 Nov 2008

Corpo de Bombeiro: Vila de Rei

MensagemColocada: Qua Dez 03, 2008 5:23 pm    Assunto:

Ainda Bem!!!!
Ja não era sem tempo.

Cumprimentos,
Sergio F.

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Gestão de Conflitos / Ambiente Saúde Higiene e Segurança