Acidentes rodoviários fizeram dez mortos na semana passada

MensagemColocada: Seg Out 09, 2006 10:54 am    Assunto:
Acidentes rodoviários fizeram dez mortos na semana passada

Lisboa - Dez pessoas morreram e 50 ficaram gravemente feridas nos 1.692 acidentes de viação ocorridos nas estradas do Continente na semana passada, revelou esta segunda-feira a Brigada de Trânsito (BT) da Guarda Nacional Republicana (GNR).
De acordo com os dados provisórios agora divulgados, entre os dias 2 e 8 de Outubro foram também registados 522 feridos ligeiros.

No decurso da fiscalização rodoviária levada a efeito pelas patrulhas da BT foram detectadas 3190 infracções graves e 650 muito graves, tendo sido elaborados os respectivos autos.

A GNR detectou também 280 condutores com taxa de álcool positiva (mais de 0,5 gramas de álcool por litro de sangue), 100 dos quais foram detidos por apresentarem valor igual ou superior a 1,20 g/l de álcool no sangue.

Outros 43 condutores foram detidos por não possuírem habilitação legal para a condução de veículos automóveis ou de duas rodas e 3229 foram autuados por conduzirem em excesso de velocidade aos limites impostos.

Foram ainda detectados 408 condutores e/ou passageiros de veículos automóveis que não faziam uso do cinto de segurança ou de sistema de retenção aprovado e obrigatório.

As autoridades levantaram ainda 107 autos de contra ordenação por circulação de veículos sem seguro de responsabilidade civil obrigatório.