Falha humana no transporte de grávida

MensagemColocada: Ter Set 26, 2006 12:40 pm    Assunto:
Falha humana no transporte de grávida

O não cumprimento de normas quanto ao transporte de grávidas no distrito de Bragança, ocorrem por falha humana e não por descoordenação dos serviços. O Director Clínico do Centro Hospitalar do Nordeste recusa qualquer responsabilidade daquele organismo na alegada irregularidade que terá ocorrido este domingo, no transporte de uma grávida desde o Centro de Saúde de Carrazeda de Ansiães, até Mirandela. Sampaio da Veiga faz questão de sublinhar que todos os procedimentos correctos, mediante os meios disponíveis foram divulgados em duas reuniões separadas, aos responsáveis pelos centros de saúde do distrito e aos bombeiros. Apesar disso, este domingo, uma grávida foi transportada desde a unidade de saúde de Carrazeda de Ansiães até à cidade do Tua, numa ambulância em que apenas seguia o bombeiro que conduzia o veículo e uma irmã da parturiente.

Só em Mirandela é que um médico e um enfermeiro da VMER de Vila Real seguiram a grávida, acompanhando a ambulância. As normas indicam que a paciente deveria ter sido acompanhada sempre, pelo menos de um bombeiro na célula do doente. Sampaio da Veiga diz que este tipo de situações que agora são notícia, provavelmente já ocorriam antes do encerramento da sala de partos de Mirandela. O Director Clínico do Centro Hospitalar do Nordeste admite que a situação pode não ser a correcta e admite uma falha humana, porque assegura que todos os procedimentos normais foram devidamente transmitidos aos centros de saúde e bombeiros. Sampaio da Veiga diz que o critério de acompanhamento no transporte da grávida é definido pelos médicos do centro de saúde.

As situações de alegado não cumprimento de normas tem vindo a público desde que a sala de partos de Mirandela encerrou, dia 11 de Setembro. Curiosamente a quase totalidade das grávidas que antes eram servidas pelo hospital da cidade do Tua, têm escolhido Vila Real como local para terem os filhos. O Director Clínico assegura que a maternidade de Bragança oferece tantas condições como a da outra capital de distrito e recusa comentar se as parturientes estão a fazer essa opção pela conjuntura de contestação ao encerramento da sala de partos da cidade do Tua. Este responsável anuncia ainda que dentro de pouco tempo querem desenvolver uma formação especial para bombeiros, no sentido de poderem acompanhar melhor as grávidas até ás maternidades.

Fonte: RBA

MensagemColocada: Ter Set 26, 2006 12:40 pm    Assunto: