Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Haverá ingerência na informação sobre os incêndios?


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Seg Nov 20, 2006 8:41 am    Assunto:
Haverá ingerência na informação sobre os incêndios?
    Responder com Citação

A divulgação noticiosa dos incêndios já foi por diversas vezes abordada, sobretudo porque houve uma óbvia diferença de tratamento jornalístico por parte dos vários canais televisivos, patente quer no alinhamento dos noticiários, quer no tempo dedicado a este tema.

A cobertura dada pela televisão pública, a que depende directamente do Estado a nível orgânico e financeiro, ficou francamente atrás da que foi dada pelas estações privadas, dando um muito menor relevo aos incêndios, quase ignorando em diversos dias ou colocando-os após notícias de pouca ou nenhuma importância.

Surge agora a suspeita de que esta linha editorial se deveu a uma tentativa de ingerência do Governo na Informação da RTP, a acreditar numa denuncia do deputado social-democrata Agostinho Branquinho, através de um telefonema feito para um dos coordenadores ou jornalistas da estação pública.

Embora este deputado apenas tenha adiantado que esta situação, a confirmar-se, ocorreu à hora do almoço num dia de Agosto e terá visado uma notícia referente aos incêndios florestais, a conclusão de alguns é que a chamada terá sido feita para a redação do Porto, a partir de onde é emitido o bloco informativo que começa às 13:00.

Apesar de o nome do coordenador ou jornalista ainda não temha sido divulgado, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já procedeu a audições de eventuais envolvido, tendo sido levantada a possibilidade de consultar as facturas detalhadas dos extractos telefónicos dos acessores do Primeiro Ministro.

Foi, ainda, adiantado que existem "duas testemunhas" e que "uma delas" estaria presente na "regie" quando o alegado telefonema foi feito.

A cobertura dos incêndios por parte da televisão pública deve, naturalmente, ser justificada para além de "critérios jornalísticos" que, efectivamente, permitem qualquer interpretação e de pouco servem quando se pretende objectivar a qualidade da informação.

Mesmo aceitando que pode haver alguma subjectividade, existem situações ou acontecimentos que, pela sua importância, estão naturalmente hierarquizados, sobretudo quando está em causa o tantas vezes mencionado "serviço público de televisão", que devia afastar a RTP de uma mera guerra de audiências na qual não precisa de participar.

No entanto, se tiver havido uma interferência directa, tenha ou não sido atendida, existem razões para por em causa a política de informação deste Governo no respeitante aos incêndios florestais, com este caso a assumir contornos de particular gravidade, sobretudo numa altura em que relatórios importantes como o referente à morte de bombeiros ou ao desempenho do Beriev Be-200 continuam por revelar na sua integra.

Falta, portanto, esclarecer um conjunto de situações cujas implicações futuras a nível quer do socorro, quer da própria confiança no Estado é da maior importância, pelo que continuaremos a insistir numa informação objectiva, isenta e que dê a conhecer tudo o que de controverso se passou relacionado com os incêndios florestais do Verão de 2006.


Fonte Verao Verde

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Seg Nov 20, 2006 8:41 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.4344s ][ Queries: 29 (0.2271s) ][ Debug on ]