Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


A impossível explicação da morte a uma criança no funeral do pai


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4663

MensagemColocada: Qui Fev 25, 2010 1:30 am    Assunto:
A impossível explicação da morte a uma criança no funeral do pai
    Responder com Citação

Joana tem apenas dez anos e perdeu o pai. A menina não entende a morte, apenas pergunta quem vai tratá-la por princesa agora.

As crianças não encontram explicações para a morte, sobretudo quando atinge o pai, aquele que nos chama "princesa". Essa falta, esse vazio, a Joana há-de sentir para toda a vida.

Sim, "e agora quem é que me chama princesa", "quem é que me vai buscar à escola"? Aos 10 anos, pode não entender as palavras dos adultos, o consolo da Igreja naquela nave repleta de gente e de choro, as referências a Deus e ao céu, mas Joana já sabia uma coisa: "e agora quem é que me chama princesa?", frase convulsivamente repetida no ombro de uma das professoras que a acompanharam no adro da Igreja do Monte.

Francisco Belo, bombeiro municipal do Funchal de 49 anos, foi a enterrar. Perdeu a vida para tentar salvar uma outra. Deixou dois filhos, mulher, seis irmãos e muitos amigos. Teresa, a jovem vizinha que ele quis tirar da torrente de lama e água, também já teve o seu funeral noutro local, em Santo António.

Enquanto o bispo do Funchal, D. António Carrilho, pedia para que a Senhora do Monte desse luz, ânimo e protecção a esta gente sem rumo e completamente dilacerada por algo que não consegue explicar. Uma amiga de longa data encostada à porta da entrada, diz: "Vim despedir-me do Francisco. Tenho 33 anos e conheci-o aos 18. Trabalhava na recepção de um parque de estacionamento quando fui assaltada. Ele já era bombeiro e foi nessa qualidade que me apoiou apesar de nem saber quem eu era", desabafa.

"Ficámos amigos para o resto da vida", disse. É desta disponibilidade que todos falam, a solidariedade que atinge cada um de nós nestas alturas. É a solidariedade do irmão Eusébio que acompanhou o caixão, da cunhada Célia e da sobrinha Sara. Nenhum deles se aguentava de pé nesta altura. Nem eles nem os colegas de Francisco, o corpo de bombeiros em que diariamente salvava vidas e colocava a própria vida em risco.

O grupo foi acompanhado pelo presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, que lhe prestou as honras naquele silêncio que se faz por respeito e dor, num cortejo de adeus até ao cemitério. É neste local que todos os gritos acontecem, talvez porque seja o local definitivo para todos. Como diz o povo: que a "terra há-de comer".

"É estranho que a casa dele e o carro tenham ficado intactos. A enxurrada passou à frente. Ele quis salvar uma pessoa e morreu, arrastado pela força das águas, indo bater num muro e entrando na garagem de uma casa", conta-nos a prima Cora, de 34 anos, recordando Francisco Belo. Falar mais para quê... "Já não o encontro na padaria de manhã, a sorrir. Já não tomarei com ele mais nenhum café", disse.


Fonte DN
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Qui Fev 25, 2010 1:30 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum

Tópicos Relacionados
 Tópicos   Respostas   Autor   Vistos   Última Mensagem 
Não há mensagens novas Loriga -obras do novo Quartel dos Bombeiros arrancam esta segunda-feira 0 ViPeR5000(Rui Melo) 2341 Dom Ago 20, 2006 8:26 pm
ViPeR5000(Rui Melo) Ver a última mensagem
Não há mensagens novas Incêndios: quatro novos fogos surgiram esta manhã 0 Bravo33 2432 Sex Ago 11, 2006 3:55 pm
Bravo33 Ver a última mensagem
Não há mensagens novas O ministro da Administração Interna, António Costa, alertou, esta quarta-feira, para a origem neglig 1 Bravo33 2195 Qui Ago 10, 2006 9:07 am
Bravo33 Ver a última mensagem
Não há mensagens novas O incêndio que deflagrou esta tarde em Setúbal já está em fase de rescaldo e não ardeu nenhuma habit 0 Bravo33 2239 Qui Ago 10, 2006 9:04 am
Bravo33 Ver a última mensagem
Não há mensagens novas As chamas lavram esta tarde em seis pontos do país 4 Bravo33 3863 Ter Jul 18, 2006 2:05 am
Bravo33 Ver a última mensagem
 



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2196s ][ Queries: 28 (0.0485s) ][ Debug on ]