Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


AVC atingem seis portugueses por hora, três são fatais


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qua Out 25, 2006 3:48 pm    Assunto:
AVC atingem seis portugueses por hora, três são fatais
    Responder com Citação

Os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) atingem seis pessoas por hora em Portugal e metade dos casos acabam por revelar-se fatais, disse hoje à Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), Pedro Marques Silva.

A ocorrência e prevenção de episódios de AVC será o tema de abertura do XIV Congresso Português de Aterosclerose, organizado pela SPA e que decorre entre quinta-feira e sábado no Tivoli Marinotel, em Vilamoura.

Segundo disse à Lusa o presidente da SPA, as doenças cardiovasculares são a causa de mortalidade de pelo menos 48 por cento da população portuguesa, em que se incluem todos os grupos etários.

O principal contributo para aquele valor, que classifica como "assustador", é dado pela ocorrência de AVC, que atinge seis pessoas por hora em Portugal, três das quais acabam por morrer.

"É a maior taxa da União Europeia e a segunda maior do mundo, apenas ultrapassada pelo Japão, o único país com uma taxa de incidência de doenças cardiovasculares idêntica à portuguesa", observa.

Uma das explicações possíveis é o facto de Portugal ser o país europeu com a maior taxa de sedentarismo e de crescimento da obesidade, registando-se anualmente entre 3 a 12 novos casos de diabetes por cada 100 mil habitantes.

Os maus hábitos alimentares, o tabagismo e a falta de exercício físico são os principais inimigos das doenças cardiovasculares, diz o clínico, aconselhando as pessoas a começar a fazer vigilância a partir dos 30 anos.

"Pode comer-se de tudo, desde que em quantidades moderadas e de forma diversificada", afirma, salientando os benefícios das verduras e legumes e o facto do consumo exagerado de gorduras animais ser prejudicial.

A vigilância médica passa por controlar regularmente a tensão arterial, o colesterol e medir o perímetro abdominal, entre outros cuidados, que se podem revelar importantes para prevenir este tipo de doenças.

Para Pedro Marques Silva, o combate ao flagelo da obesidade é essencial logo desde a infância, área em que as escolas e as autarquias desempenham um papel fundamental no que respeita, por exemplo, ao fomento da actividade física.

"Os efeitos da mudança da dieta mediterrânica para novos hábitos alimentares só se vão conhecer daqui a algum tempo, pois os eventuais problemas de uma criança que hoje tem 10 anos só se manifestam aos 40", adverte.

No que respeita à incidência da doença cardiovascular em homens e mulheres, o médico diz que o risco é grave para ambos, embora quando se manifesta no sexo feminino possa atingir proporções mais graves.

"A mulher entra num período crítico com a menopausa, pois perde protecção estrogénica, o que precipita eventuais doenças cardiovasculares", conclui.

As terapêuticas e formas de prevenir a hipertensão arterial e a diabetes são outros dos temas que irão ser debatidos no congresso que arranca quinta-feira em Vilamoura.

Agência LUSA

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Qua Out 25, 2006 3:48 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2743s ][ Queries: 29 (0.1206s) ][ Debug on ]