Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Cobertura total de Portugal pelo INEM adiada para 2ª feira


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Bravo33



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 19 Jun 2006
Mensagens: 1260
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Ter Ago 01, 2006 4:03 pm    Assunto:
Cobertura total de Portugal pelo INEM adiada para 2ª feira
    Responder com Citação

Cobertura total de Portugal pelo INEM adiada para 2ª feira
A ligação de Beja ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), prevista para hoje, foi adiada para segunda-feira, altura em que Portugal deverá ficar totalmente coberto por aquele serviço.

Pedro Coelho, do INEM, explicou hoje à agência Lusa que a ligação de Beja ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa e Vale do Tejo do INEM foi adiada para coincidir com a entrada em funcionamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em Beja, «o que só deverá acontecer na próxima segunda-feira».

«Não faria sentido ligar Beja ao CODU antes de a viatura de emergência do INEM estar na cidade e disponível para actuar», justificou.

Fonte da administração do Hospital de Beja adiantou hoje à Lusa que os técnicos responsáveis vão começar a instalar quarta-feira o sistema de comunicações, que deverá estar concluído até ao final desta semana, para permitir a ligação daquela unidade ao CODU na próxima segunda-feira.

Actualmente, Beja é o único distrito sem cobertura de um CODU e, por isso, quando os seus habitantes solicitam uma resposta médica através do número europeu de emergência, 112, esta não é encaminhada para profissionais do INEM.

No entanto, a partir de segunda-feira todas as chamadas por motivos de saúde realizadas de Beja para o 112 serão encaminhadas para os profissionais de emergência médica do CODU de Lisboa e Vale do Tejo do INEM, que accionarão os meios de socorro apropriados.

Com a ligação de Beja ao CODU, Portugal fica totalmente coberto pelo INEM e em caso de doença súbita ou acidente, qualquer pessoa em qualquer ponto do país e a qualquer hora do dia pode ligar gratuitamente o 112.

A chamada é atendida pelas esquadras locais da PSP que reencaminharão a ligação para operadores das centrais de emergência do INEM, que, por seu turno, enviará os meios de socorro apropriados através das 35 VMER espalhadas pelo país.

Os CODU são centrais de emergência médica que recebem os pedidos de socorro relativos à área de Saúde efectuados através do 112.

No país, o INEM dispõe de quatro CODU (Lisboa e Vale do Tejo, Porto, Coimbra e Algarve), que funcionam 24 horas por dia e têm ao serviço uma equipa de médicos e operadores com formação para efectuar o atendimento, triagem dos casos, aconselhamento, selecção e envio dos meios de auxílio, entre ambulâncias, viaturas médicas ou helicópteros.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar, tipo Unidade de Cuidados Intensivos Móvel, que dispõem de equipamento para o Suporte Avançado de Vida e de uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro para acudir às situações de emergência solicitadas pelo INEM.

Actuando na dependência directa dos CODU, as VMER têm base hospitalar, funcionam como uma extensão do Serviço de Urgência à comunidade e têm como principal objectivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.

Das 35 VMER existentes, 30 trabalham apenas com profissionais de emergência médica do INEM, já que as restantes funcionam com parceiros, como os hospitais, os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

De acordo com Pedro Coelho, depois de Beja, está prevista a entrada em funcionamento de duas novas VMER no Alentejo, uma em Évora (Outubro) e outra em Portalegre (Novembro).

O INEM recebeu no ano passado 1.215.684 chamadas encaminhadas pelo 112, das quais cerca de metade não eram casos de emergência médica e as restantes levaram a 567.588 accionamentos de meios.

Além da saúde, o 112 serve também para outras situações, como incêndios e assaltos, mas nestas situações as chamadas são encaminhadas para as entidades competentes.


fonte: diário digital
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: 0112- Mealhada

MensagemColocada: Ter Ago 01, 2006 4:03 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2719s ][ Queries: 28 (0.0639s) ][ Debug on ]