Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Avião de combate aos fogos causa incêndio


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Bravo33



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 19 Jun 2006
Mensagens: 1260
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Sáb Jul 08, 2006 8:54 pm    Assunto:
Avião de combate aos fogos causa incêndio
    Responder com Citação

Avião de combate aos fogos causa incêndio
O avião russo Beriev que na terça-feira foi apresentado pelo ministro António Costa como uma das principais armas de combate aos fogos florestais esteve a um passo de se despenhar na tarde de quinta-feira e vai ficar parado por tempo indeterminado.

Ironicamente, aquele que é tido como o maior avião anfíbio de combate aos fogos do mundo acabou por originar um incêndio que obrigou à intervenção de cem bombeiros.

O acidente ocorreu após uma operação de reabastecimento na barragem da Aguieira, zona centro, durante os primeiros testes do avião russo em território nacional. A quase totalidade do Beriev 200 tocou nas pontas das árvores que ladeiam a barragem, o que lhe provocou uma grave avaria no motor esquerdo.

Na sequência do acidente, os dois pilotos russos - um dos quais estava a ser formado para a operação de abastecimento - e o piloto português que os acompanhava optaram por largar a quase totalidade do combustível. O derrame deu origem a alguns focos de incêndio na região, combatidos pelos GIPS e pelos próprios bombeiros.

O avião acabou por conseguir aterrar de emergência na base de Monte Real, onde se encontra estacionado, graças à longa experiência de voo de um dos pilotos russos. Segundo explicou à Lusa o tenente-coronel Joaquim Leitão, do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, a reparação ficará a cargo da empresa detentora do avião e as peças necessárias para reparar a avaria terão de vir da Rússia, pelo que a solução do problema deverá demorar "alguns dias".

Ainda segundo a mesma fonte, está a ser feita uma investigação que analisará em que circunstâncias se deu a avaria. Questionado sobre se o acidente teria a ver com eventuais limitações da barragem, dadas as dimensões do avião, o tenente-coronel adiantou que antes dos treinos de scooping [abastecimento de água] é feito o reconhecimento do local e a operação só avança quando há condições.

O ministro da Administração Interna já admitiu que a avaria vai influenciar a decisão do Governo sobre a aquisição do aparelho. Recorde-se que o Beriev 200 se encontra em testes em Portugal até final de Agosto, com vista a uma possível aquisição. "Tudo o que aconteça durante o desempenho deste avião será tido em conta na avaliação final", disse ontem António Costa, adiantando ainda assim ter informações de que o acidente se deveu a "um erro humano".

Recorde-se que a aquisição do Beriev tem sido alvo de alguma contestação, por se considerar que as características do avião não são apropriadas à especificidade do território nacional. O Jornal de Notícias divulgou há dois dias um documento da protecção civil italiana, que tem testado o aparelho, onde se apontavam dificuldades em operar em terreno montanhoso, como é o caso português

fonte: dn noticias
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: 0112- Mealhada

MensagemColocada: Sáb Jul 08, 2006 8:54 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1523s ][ Queries: 28 (0.0124s) ][ Debug on ]